Eu andei percebendo que a maioria das músicas em alta tem um certo padrão de ouvintes: pessoas que vivem o que as letras falam.
Nossa, mas de onde você tirou essa ideia?
Fonte vozes da sua cabeça?
Não hahaha, apenas observei o que se passava ao redor…12
Por exemplo, em festas de sertanejo onde reverbera a ideia de tomar chifre, beber todas para esquecer, quem eu quero não me quer, amante é namorada reserva é cheio de pessoas que vivem isso. No baile funk onde reverbera a ideia de sentar para os crias, uma tal de glock, tatuagem da aranha, se amarrar em bandido, traição, sexo sem responsabilidade, vulgaridade, bebedeira e drogas também é cheio de pessoas que vivem isso.
Eu poderia dar mais milhares de exemplos, mas esses são os mais conhecidos por todos e agora fico com o seguinte questionamento: será que essas musicas influenciam no jeito que a pessoa leva a vida? Ou é mera coincidência que a jovem que está no baile funk transa com vários caras em uma noite e só se envolve com bandido? E o pessoal da sofrência? Pra quê encher a cara só pra superar a gaia que levou?
Será que é tanta coincidência assim o conteúdo que escutam condizer com o que vivem ou isso realmente influencia?
Pra responder isso vou usar um exemplo pessoal:
Uns anos atrás eu comecei a escutar musicas com batidas de funk e acompanhar pessoas que gostavam disso também! Resultado: eu nunca fui de andar em festa e usar roupas que mostrassem muito meu corpo e me peguei no meio de uma calourada com uma roupa bem curta e dançando de uma forma bem sensual músicas que falavam explicitamente sobre sexo. Quando eu percebi que ficar escutando essas musicas estava fazendo eu normalizar esse comportamento na minha vida imediatamente parei de escutar!
Isso não foi do dia pra noite, foi ao longo de um ano, em um ano eu me tornei algo totalmente contrário do que eu era! No outro dia, após essa festa que foi a única e última que fui eu fiquei pensando o que eu estava fazendo da minha vida...não julgando mas apenas me questionei: que futuro aqueles comportamentos me dariam se eu repetisse eles por 10 anos… Condiz com o meu desejo de me lapidar para ser um ser humano e profissional melhor? Para construir relacionamentos sólidos e duradouros?
Percebi que não. Que o fim poderia ser bem trágico e diferente. E daí eu me toquei do poder que as músicas que consumimos tem sobre a nossa vida, ela faz dançarmos uma dança invisível de comportamentos…
Depois disso vi várias pessoas relatando que ao escutar músicas melancólicas direto ficavam meio depressivas, outras escutavam só eletrônica e passavam o dia agitadas.
Foi assim que cheguei à conclusão de que a música influencia em nossos pensamentos, emoções e ações. E que você pode usar isso ao seu favor se escolher bem e eu uso ela de muitas formas agora. Escolho os ritmos e letras de acordo com o que eu desejo!
E já adianto, funciona MUITO…
Ass.
talvez tenha sim um pouco de vozes da minha cabeça…
mas elas apareceram por causa dos fatos observados haha
Adorei essa carta e concordo com ela.
Platão costumava dizer que precisávamos de ginástica para o corpo e musica para alma. Através da educação desses dois pilares, poderíamos crescer me virtudes.
Obviamente seriam músicas que conseguissem elevar nossa alma.