Hoje, eu quero falar sobre um tema que é muito difícil de lidar para todas as mulheres: a rejeição.
A rejeição pode acontecer de várias formas: pode ser uma pessoa que nos rejeita, uma oportunidade que não nos é dada, ou um sonho que não se realiza.
Quando a gente é rejeitada, é normal que a gente se sinta triste, magoada ou até mesmo frustrada.
Mas é importante lembrar que a rejeição não é o fim do mundo. Na verdade, ela pode ser um presente e uma oportunidade de um novo recomeço.
Eu sei que isso pode parecer estranho, mas é verdade. Quando passei pela rejeição mais difícil da minha vida (em outro email falarei melhor sobre) comecei desesperadamente a procurar jeitos de superar isso e conseguir seguir minha vida e encontrei informações que me fizeram ver a rejeição de uma forma completamente diferente:
A rejeição nos mostra que algo não é para nós.
O amor que não era pra ser
Agora vou compartilhar uma história onde fui rejeitada e entendi o motivo só anos depois:
Quando eu era mais nova, eu gostei de um rapaz que era ex-aluno de ensino médio da minha mãe. Nós nos falávamos e nos dávamos muito bem. Mas, ele nunca teve coragem de me chamar pra sair e eu achei que fosse porque ele não gostava de mim o suficiente então nos afastamos.
Eu fiquei muito triste e não entendi o porquê, era um mistério pra mim. Ele até chegou a conversar com a mãe um ano depois de termos nos afastado e falou pra ela que no tempo gostava de mim, mas não conseguiu ter iniciativa e eu já estava com outra pessoa na época então não podia fazer muita coisa em relação a isso... e o tempo passou.
Então, 3 anos depois de termos nos afastado, ele descobriu que estava com uma doença terminal e faleceu em um ano. Foi tudo muito rápido...
Quando soube disso fiquei arrasada por saber que um antigo amor não existia mais, mas ao mesmo tempo eu entendi tudo. Se a gente tivesse ficado junto, eu teria sofrido muito. Ele teria sofrido muito porque na mesma época fiquei muito doente por conta de endometriose profunda e precisei fazer uma cirurgia, como ele iria aguentar me ver sofrer também? Como iria aguentar sem meu apoio enquanto estava doente? Como iríamos manter esse relacionamento? Como eu suportaria passar por todo esse trauma de cirurgia e perder um namorado na mesma época?
Imagina eu perder alguém tão próximo assim (se tivéssemos ficado juntos), enquanto estava passando por um problema de saúde que me levou a uma cirurgia e a uma depressão nessa mesma época? Quando parei pra analisar eu não teria aguentado e nem ele.
Desde esse acontecido não parei de pensar em como tudo tem um motivo, nada é por acaso e que tem um Deus lá em cima que nos guia por caminhos que concorrem para o nosso bem...
Quando os contos de fadas se mesclam com a vida real
Também gosto muito de usar a história da Anastasia, do filme "Cinderella" para me lembrar que nem sempre a rejeição era ruim. Anastasia era uma jovem bonita e gentil e, por influência da mãe, ela sempre tentava impressionar o príncipe, mas ele nunca dava atenção a ela. A mãe dela, a Lady Tremaine, chegou a pegar a varinha mágica da fada madrinha, transformar a aparência dela na da Cinderella e a obrigar a ir para o altar com ele no lugar dela. Mas, na hora do casamento, Anastasia percebeu que o príncipe não era o homem certo para ela.
Ele não era apaixonado, devoto e leal a ela. Eles não eram compatíveis em vários aspectos. E o que ela fez? Aceitou a rejeição, viu que nunca seria feliz fingindo ser algo que não era pra manter alguém ao seu lado e ajudou Cinderella a se casar com o príncipe. Após a rejeição, ela se retirou para superar tudo e seguiu a sua vida. Mal sabia ela que a vida reservava surpresas.
Tempos depois Anastasia acabou conhecendo um outro homem, o seu verdadeiro amor. Ele era padeiro, era meio tímido mas era encantado por ela, a valorizava, a tratava bem e estava disposto a construir uma vida feliz com ela. Ele a amava do jeito que ela era e a tratava com respeito. Eu chamei o ser que fez esse encontro acontecer de "vida", mas quero corrigir... Parece mais coisa feita por Deus.
E isso fez eu me questionar profundamente: quantas vezes e em quantas situações fomos rejeitadas e depois vivemos coisas melhores ainda?
Também existem muitas pessoas ao nosso redor que passaram por isso. Muitas celebridades também... A rejeição é uma oportunidade de aprender e crescer. Ela nos mostra a direção e nos ajuda a encontrar o que realmente queremos e o que verdadeiramente é nosso.
Então, da próxima vez que você for rejeitada, lembre-se: é um presente, no futuro tudo fará sentido.
Virando a chave
A vida é assim. Às vezes, a gente perde um amor. Mas, acredite, sempre existe um outro amor por aí. Pense em quantas vezes você já viu alguém se separar e, depois de um tempo, encontrar um novo amor?
Acontece a mesma coisa com a gente, mulheres comuns. Às vezes, a gente precisa passar por alguns relacionamentos que não dão certo, seja para encontrar o verdadeiro amor, seja para aprendermos o nosso real valor.
Também preciso te mostrar um novo ponto de vista com uma única pergunta: como seria não poder rejeitar alguém e viver com uma pessoa que você não ama, admira e deseja? Pra mim parece um inferno... Imagina que inferno viver coisas que não queremos e estar com pessoas que não amamos porque não podemos rejeitar algo ou alguém?
A rejeição é algo natural que acontece a todo momento. Quando escolhemos um vestido rosa, rejeitamos o azul e o branco. Mas quem disse que eles também não são bonitos? Nós às vezes só não estamos no clima de usar um branco, ou gostamos de usar o azul de noite porque o decote dele é mais sensual. Existem inúmeras possibilidades, mas nenhuma delas é sobre o vestido, e sim em que fase a pessoa tá, como ela se sente usando o vestido e com as preferências dela. Nada impede de que outra pessoa se apaixone pelo branco e saia usando ele por todo canto, ou que alguém que gosta muito de sair de noite viva usando o vestido azul e adore ele.
A questão é que cada um vai dar o valor que ele acha que o vestido tem de acordo com suas preferências individuais e seu atual estado de vida.
Existe também aquela velha e batida história do preço da água. Em um mercado é 1,50. Em um restaurante è 5,00. Em um aeroporto é 10,00. Existem diferentes pessoas, com diferentes gostos e diferentes disposições. A água é a mesma, o que muda é o ambiente e as pessoas que têm acesso a ela.
Então, se você está passando por uma rejeição, não se desespere. Lembre-se que a sua vida não acabou. A rejeição é um mecanismo que a vida usa para nos mostrar quem não escolheu estar com a gente e não seria capaz de nos amar de corpo e alma. Ela é uma bênção, pois nos possibilita parar de perder tempo e viver coisas que nunca imaginamos com pessoas que, dentre tudo e todos têm a coragem e a ousadia de nos escolher. É isso que merecemos.
Então, abra o seu coração para o novo amor. Ele está chegando.
Mas enquanto não chega, se torne a sua melhor versão pra que quando ele te encontrar você esteja radiante.
Espero que esse email tenha te inspirado!
Com carinho, Rosapérola.
Sou apenas uma universitária e empreendedora que já passou por muita coisa e agora que ajudar outras mulheres! Caso esse texto tenha te ajudado de alguma forma, incentive para eu poder dedicar mais tempo para as criações dos textos da Rosapérola contribuindo no botão abaixo:
Se você já passou por alguma história assim comenta aí que eu quero saber!